Está aqui

Avaliação de Professores

Lisboa, 28 de Dezembro - O MLS - Movimento Liberal Social tem seguido com interesse e preocupação o debate em torno da avaliação de professores e do estatuto de carreira docente. Sendo a Educação um dos pilares de uma sociedade livre, o MLS considerou importante intervir neste debate com propostas concretas.

Estas propostas passam, sumariamente, por uma avaliação 360º para os professores (consultar documento em anexo). Assim, além de uma auto-avaliação, seria ainda necessária uma avaliação por parte dos colegas, dos alunos, da direcção, do superior hierárquico e uma avaliação externa. Todos estes elementos deverão então ser ponderados para chegar a uma avaliação final, a qual teria impacto na carreira do professor. O MLS considera ainda que o exame de admissão deverá ser mantido, e que a separação de carreira proposta pelo Ministério da Educação faz sentido, sendo que voltar atrás é um erro.

"Querendo uma Educação de qualidade, que ajude os alunos a adquirirem os conhecimentos e as competências necessárias a terem sucesso, é importante garantir que os professores de qualidade são premiados pelo seu esforço e dedicação," afirmou Faisal Aboobakar, porta-voz do MLS para Educação. "Assim, é importante haver uma avaliação completa do trabalho do professor, e que essa avaliação tenha verdadeiro impacto. A carreira dos professores deve premiar aqueles com mérito, e é isso que o MLS defende nas suas propostas."

Conteúdo Geral: