Está aqui

Internacional Liberal

Internacional Liberal

A Internacional Liberal é uma rede global de partidos políticos liberais, fundada em Oxford em 1947 por iniciativa de liberais belgas, britânicos e noruegueses. Hoje em dia é uma organização que luta pela implementação da democracia liberal pelo mundo inteiro. Existem vários princípios que unem todos os partidos liberais da África, Américas, Ásia e Europa: direitos humanos, eleições livres e justas e democracia multi-partidária, tolerância, liberdade, comércio livre, sustentabilidade ambiental e uma forte noção de solidariedade internacional.

A Internacional Liberal baseia o seu trabalho político nas resoluções adoptadas no seu Congresso e no seu Comité Executivo, e em particular nos Manifestos Liberais (1947 e 1967) e no Apelo Liberal (1981).

Os contactos internacionais entre partidos liberais remontam ao século XIX. Um documento denominado de "Plan des Libéraux pour recommencer la révolution", publicado em 1823 em França, continha já propostas para relações mais estreitas entre os Liberais franceses (originários dos clubes jacobinos), os Carbonari italianos, os Radicais ingleses e os Liberais espanhóis. Por iniciativa dos Radicais franceses foi fundada a “Entente Internationale des Partis Radicaux et des Partis Démocratiques similaires” a 29 de Agosto de 1924 em Genebra.

Após uma reunião preliminar em Oslo, em que os liberais britânicos e noruegueses desempenharam um papel importante, a International Liberal foi fundada num congresso que teve lugar em Oxford de 10 a 14 de Abril de 1947 e no qual participaram liberais de 19 países.

A Internacional Liberal coopera estreitamente com outros grupos internacionais de liberais, tal como os representados na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e no Parlamento Europeu. Também existe uma cooperação muito próxima entre os grupos regionais dos partidos liberais europeus (ELDR), África, Ásia e América Central. A Federação Internacional de Jovens Liberais e Radicais (IFLRY) é membro da Internacional Liberal.