Está aqui

Ludwig von Mises

(1881 Lviv, Ucrânia - 1973 Nova Iorque, Estados Unidos)

Ludwig von MisesLudwig Heinrich Edler von Mises foi influenciado fortemente e estimulado pela “Escola Austríaca de Economia” (Menger, Böhm-Bawerk, etc.), durante os seus estudos na Universidade de Viena. O seu primeiro grande feito científico foi a escrita da “Teoria do Dinheiro e do Crédito”. Neste trabalho mostrou que o “preço” do dinheiro, o seu poder de compra, é determinado pela oferta e procura e consequentemente mostrou que a banca deve ser tratada como qualquer outra indústria numa economia de mercado. Tão cedo como em 1922, conseguiu prever o falhanço das economias de planificação central, no seu livro “Die Gemeinwirtschaft” (“Socialismo”). O Socialismo não podia funcionar de uma forma eficiente, defendia, devido à sua falta de um sistema de preços de mercado que permitisse calcular os lucros e as perdas.

Mises também se opôs fortemente à ideia socialista do igualitarismo. No seu trabalho “Liberalismo” (1927), defendeu uma sociedade livre e uma economia de mercado como um conceito em oposição à ideologia estadista defendida maioritariamente pelos intelectuais e políticos nessa época. Nos Estados Unidos, onde viveu como um refugiado do fascismo deste 1940, analisou o crescimento das instituições do governo federal americano. Criticou, em “Burocracia” (1944) a ideia de uma economia mista e mostrou que todas as agencias reguladoras do governo tendem a crescer e não têm nenhum impacto positivo no crescimento e no bem estar. O seu maior trabalho, “Acção Humana”, uma versão expandida de “Nationalökonomie”, foi publicado em 1949.

Até à sua morte, Ludwig von Mises lutou contra o estatismo e a regulação governamental, e pela liberdade individual e a economia de mercado. Entre os seus discípulos encontram-se grandes economistas como F. A. Hayek, Israel Kirzner, Gottfried Haberler e Murray Rothbard.

Bibliografia

Todos os livros indicados acima estão disponíveis em Inglês e em edições online no site www.mises.org.

  • Israel M. Kirzner Ludwig von Mises: The Man and His Economics. ISI Books 2001
Taxonomy upgrade extras: