Está aqui

O MLS é um movimento social-democrata?

É verdade que temos a palavra “social” no nosso nome, mas dificilmente alguém que saiba o que é a social-democracia e nos conheça poderá chamar-nos sociais-democratas. Ao contrário dos sociais-democratas (não o PSD, mas aqueles que são mesmo sociais-democratas) não temos qualquer objectivo de criar uma sociedade em que todos detêm uma porção semelhante da riqueza gerada pela sociedade. Os liberais acreditam, isso sim, numa sociedade em que todos sejam livres e senhores do seu destino e tenham igualdade de oportunidades, não de resultados. A liberdade é para nós essencial não só para a felicidade mas também para a geração de riqueza.

Defendemos alguma protecção social, é verdade, mas consideravelmente inferior ao que consideramos um exagero das sociedades social-democratas actuais, cuja carga fiscal minimiza a liberdade económica, destrói a capacidade de inovação e o empreendedorismo, além de deixar todos ou quase todos dependentes da bondade do Estado.

Finalmente, as nossas escolas de pensamento são completamente diferentes. A Social-Democracia surge pela via do Marxismo e nas suas origens acredita que se deve caminhar para uma sociedade socialista, sendo a sua grande diferença relativamente ao Marxismo, a crença de que é possível atingir-se esse mesmo Socialismo de uma forma democrática. O Liberalismo não tem como fim uma sociedade de acordo com os princípios que inspiram o Socialismo.