Está aqui

Petição Cidadãos pela Laicidade

Lisboa, 5 de Maio de 2010 - O MLS – Movimento Liberal Social declara o seu apoio público à petição “Cidadãos pela Laicidade” dirigida ao Senhor Presidente da República Portuguesa.

O MLS considera que as condições oferecidas à presente visita papal são uma violação flagrante dos princípios da laicidade do Estado e constituem uma discriminação de outras religiões face à Igreja Católica. Joseph Ratzinger deveria ter sido tratado apenas como o líder religioso que é e com honras semelhantes às de outros líderes religiosos que visitaram Portugal no passado, sempre mantendo presente o princípio da separação entre o Estado e as igrejas.

Não só o tratamento que está a ser dado a Joseph Ratzinger levanta a discordância de muitos crentes de outras religiões e não crentes, como levanta também a discordância de muitos católicos que compreendem ser fundamental a manutenção dos princípios da laicidade, instituídos na nossa constituição, por forma a manter uma sociedade coesa e a liberdade de todos.

Mais, declaramos o nosso repúdio face às opiniões políticas manifestadas anteriormente por Joseph Ratzinger, em matéria de liberdade de consciência, igualdade entre homens e mulheres, auto-determinação sexual de adultos e outras matérias, opiniões essas que virá provavelmente a manifestar em público na sua visita a Portugal.

Apelamos por isso a todos os que se revejam na petição que a assinem no endereço:

http://www.peticaopublica.com/?pi=CPL2010

Conteúdo Geral: