Os portugueses são conhecidos pelo seu estado depressivo crónico e negativismo. Pergunto-me se uma das razões não será a falta de espaços verdes nas nossas cidades e subúrbios.
Enquanto é habitual ver cidadãos com os seus filhos em Espanha ao fim do dia nos jardins, ou os ingleses e franceses em jardins ao fim-de-semana, nós por cá vamos em massa para os centros comerciais.
Ora segundo um estudo recente holandês, residir-se a menos de 1km de um espaço verde (com área significativa) reduz de uma forma substancial um conjunto de doenças, entre as quais a ansiedade e depressões, com um impacto ainda maior nas crianças.
Comentários
Nada de novo. Há muito que
Nada de novo.
Há muito que vários investigadores (psicólogos do ambiente) descobriram a relação entre a presença de elementos naturais (não apenas verdes, mas também coisas como rochas, cursos de água, etc.) e o bem estar das populações e dos utilizadores dos espaços.
Para mais informações acerca deste tema recomendo vivamente a consulta de um dos melhores livros de psicologia do ambiente:
Bell, P. A., Greene, T. C., Fisher, J. D., & Baum, A. (1996). Environmental psychology (5th ed.). Belmont, CA: Wadsworth/Thomson.
Submeter um novo comentário