Está aqui

Sintra acolhe Fórum Liberal Ibérico

Debater o passado, o presente e também o futuro do liberalismo na Península Ibérica e aumentar a interacção entre as organizações liberais de Portugal, Espanha, Gibraltar e Andorra é o objectivo do Fórum Liberal Ibérico, que se realiza a 10 e 11 de Junho no Hotel Atlantis Sintra Estoril.

A abertura dos trabalhos terá lugar às 15h30 de dia 10 e contará com a presença de Susanne Hartig, directora-executiva do ELF, bem como de uma intervenção vídeo de Marc Guerrero, vice-presidente do Partido Europeu dos Liberais, Democratas e Reformistas (ELDR). Entre os oradores convidados do evento estão os portugueses Adelino Maltez, Paulo Trigo Pereira, António Eloy e Manuela Magno e os espanhóis Agustí Colomines, Joaquima Alemany e Rafa Villaró.

No dia 10, haverá uma mesa-redonda sobre o passado e o presente do liberalismo na Península Ibérica (17h30), e no dia 11 serão debatidos temas como as respostas liberais à crise económica (10h), o Estado-nação na União Europeia (15h) e as liberdades individuais (18h).

O encerramento dos trabalhos ocorrerá pelas 20h, com intervenções finais de Miguel Duarte, do Movimento Liberal Social (MLS), e de Eduardo Giménez, da Asociación Galega para a Liberdade e a Democracia (Galidem).

Organizado pelo European Liberal Forum (ELF) com o apoio da Fundació Catalanista i Democrata (CatDem), da Galidem e do MLS, e financiado pelo Parlamento Europeu, este fórum contará com a participação de diversos independentes e de representantes de 13 organizações.

De Espanha virão membros de forças políticas com eleitos a nível local, como a União Centrista Liberal, a Convergència Democràtica de Catalunya e a Converxencia XXI, de partidos recentes, como o Partido de la Libertad Individual, da rede política liberal radical.es e de think-tanks como o Club Liberal Español, a Galidem e a CatDem.

Estarão ainda presentes elementos do MLS, do projecto Movimento Liberal (ML) e da Associação ASLIBER, ambos de Portugal, e representantes da Rede Internacional de Mulheres Liberais (INLW) e do Liberal Party of Gibraltar, que defende o direito dos gibraltinos à autodeterminação e conta com eleitos no Reino Unido e no Parlamento Europeu.

O programa completo está disponível em anexo.

O Movimento Liberal Social, coordenador local do Fórum Liberal Ibérico, convida os senhores jornalistas a comparecerem gratuitamente neste evento.

Para mais informações, contacte:

Miguel Duarte - 926 806 226 / 966 075 978

AnexoTamanho
PDF icon ILFLisboa2011-Programa.pdf80.05 KB
Conteúdo Geral: