
Evento “Business Future under EU Green Taxonomy”
O MLS traz o liberalismo europeu a Portugal. Numa organização do European Liberal Forum e da Luigi Einaudi Fondazione recebemos a Conferência e apresentação do livro “Business Future under EU Green Taxonomy”.
07 de outubro de 2022
Hotel HF Fenix, Praça Marquês de Pombal 8, Lisboa, Portugal & Zoom
Organização: Fundação Luigi Einaudi (FLE)
Programa do Evento (PDF)
Registe-se aqui
O financiamento sustentável é um dos principais pilares do European Green Deal, uma vez que a Comissão Europeia reconhece o papel fundamental do setor privado no financiamento da transição para o Net Zero. Para cumprir as metas climáticas e energéticas da UE para 2030, bem como os objetivos do Green Deal, a Comissão está rotulando as atividades sustentáveis do ponto de vista ambiental. Ao moldar uma taxonomia, a Comissão fornece um padrão ouro verde para direcionar os investimentos para uma economia de baixo carbono e resiliente ao clima, contribuindo ao mesmo tempo para ajudar os investidores a evitar cair em armadilhas de greenwashing.
No entanto, a Taxonomia da UE enfrenta vários desafios:
- provou ser difícil definir o que é verde sem ambiguidade e trocas;
- as tecnologias estão evoluindo rapidamente tornando viáveis soluções que não o eram há apenas alguns anos atrás;
- é complexo para uma empresa coletar dados e análises padronizados para demonstrar seu apoio ao uso sustentável e à proteção dos recursos hídricos e marinhos.
Diante disso, a certificação verde atuará como um turbo-charger para uma transição justa e inclusiva? A legislação de taxonomia de cima para baixo ganhará consenso geral? Como reequilibrar metas e benchmarks sustentáveis para os negócios internacionais que negociam com os mercados europeus?
Sobre o evento
O evento consiste numa conferência e apresentação do livro “Business Future under EU Green Taxonomy”, publicado pelo European Liberal Forum em cooperação com a Fondazione Luigi Einaudi. Os autores do livro, diante de um público de especialistas e interessados no tema, bem como da mídia para garantir maior cobertura do evento e publicação, apresentarão suas contribuições contidas no livro, contribuindo para o debate de uma regulamentação base sobre finanças sustentáveis e atividades de baixo carbono, incentivando a reflexão sobre qualquer consequência não intencional, aumentando uma conscienlização mais abrangente entre empresas públicas e privadas e delineando recomendações para a implementação da Taxonomia Verde da UE. Tudo isso, com foco em:
- implicações de investimento especialmente em altas emissões e atividades poluidoras como energia, aço, cimento, construção e manufatura;
- efeitos dos custos de capital;
- impactos humanos e sociais;
- como isso se reflete nas políticas de incentivos (por exemplo, Fundo de Transição Justa, Fundo de Recuperação e Resiliência) e possíveis efeitos de distorção.
Os oradores incluem:
- Sarka Shoup, Autor, Diretor Executivo do Instituto de Política e Sociedade e Membro do Conselho do Fórum Liberal Europeu (online)
- Patrizia Feletig, jornalista
- Franco Becchis, Diretor Científico da Fondazione per l’Ambiente
- Sofia Santos, economista de sustentabilidade
- Andrea Sbandati, economista e consultora ambiental
- Clara Bocchino, Geógrafa Humana, Escola de Regulação de Turim
- Gianni Bessi, Conselheiro Regional da Emilia-Romagna
Moderador da Conferência: Ricardo Silvestre