O Movimento Liberal Social (abreviado como MLS) foi fundado em 2005 e tem como objectivo divulgar o Liberalismo Social em Portugal. O movimento é uma plataforma que agrega à sua volta indivíduos que acreditam que a velha dicotomia Esquerda/Direita já faz pouco sentido e que é possível fazer-se política em Portugal de uma forma diferente e construtiva.
O MLS não está ligado a nenhum partido político em Portugal, sendo que no entanto a maioria dos seus membros sente-se ideologicamente muito próxima das Aliança de Liberais e Democratas Europeus, a quarta maior força política no Parlamento Europeu.
Sinteticamente, pode-se afirmar que o MLS defende:
- A soberania do indivíduo sobre si mesmo: o direito inalienável a viver a sua vida e a procurar a sua felicidade da forma que entender;
- Uma sociedade mais justa, regulada pelo mérito, onde todos possam exercer livremente os seus talentos e desenvolver o seu potencial, livres de qualquer controlo ou pressão num ambiente solidário e de respeito entre indivíduos;
- A igualdade perante a lei, mas, sempre com o respeito pelo direito à diferença;
- Um Estado reduzido ao mínimo essencial, mas que assegura de uma forma sustentável e segundo o princípio da subsidiariedade, a defesa do indivíduo e da sociedade, a propriedade privada, a Justiça, a existência de serviços básicos de saúde e segurança social, uma educação de qualidade, e a protecção do património cultural e ambiental.
- A Economia de Mercado como forma de organização económica, mas, sempre sob o controlo do Estado, como elemento corrector dos seus inevitáveis desequilíbrios.
- A existência de organizações que promovam a livre circulação de pessoas e bens e a colaboração a nível internacional, bem como, o direito de qualquer povo à sua auto-determinação.
Gostaste do que leste? Junta-te a nós!
A participação nos nossos debates e encontros é já uma grande ajuda. No entanto, mais do que isso, caso te tenhas identificado com o que leste, queremos conhecer-te e precisamos que colabores activamente connosco.
Portugal é um país em que o activismo é muito reduzido e essa é uma das razões para o estado em que estamos. Só com cidadãos que se envolvem na sociedade e lutam pelas suas ideias é possível mudar o país, para melhor!
Actualmente já colaboramos com outros movimentos, organizamos debates, publicamos artigos na imprensa e na Internet, enfim, fazemos as coisas mudar passo a passo. No entanto, contigo a trabalhar connosco podemos fazer muito mais!
Dá o teu primeiro passo aderindo à nossa mailing list, ou, ainda melhor, entrando em contacto connosco.